Documentário: Festa do Boi Sagrado (1978), por Ruy Duarte de Carvalho

1979, 42 min, 16mm, cópia a partir de DVD.
Da coleção “RDC Virtual” (Vimeo)

Ruy Duarte de Carvalho (1941-2010) foi um dos grandes antropólogos e etnógrafos do Sul de Angola, tendo publicado extensivamente (e experimentalmente) sobre os modos de vida dos pastores transumantes da Huíla e do Namibe. Este documentário sobre os rituais em torno dos bois entre os Nyaneka-Humbe é disso exemplo.

Sinopse e informação: Anualmente, o cortejo do boi sagrado marca uma pausa no tempo mumuila, não se realizando trabalhos pesados nem agrícolas. o cortejo do boi sagrado acompanha este e dois outros acompanhantes em visita a todas as casas da área, durante um período de cerca de 3 semanas. a festa dos últimos 3 dias é realizada perto da casa do antigo rei do Jau, comendo-se e bebendo-se, alimentando-se o boi, havendo ainda lugar para discursos de quem tenha algo a dizer, momentos de dança e re-encenações, e terminando com um discurso do rei. O filme regista somente os momentos e eventos públicos destas celebrações. Filmado durante a festa do boi sagrado em 1978. Cópia com picos curtos de som.

Retirado de RDC Virtual, espaço online que digitalizou e congregou em repositório toda a produção cinematográfica de Ruy Duarte de Carvalho.


Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search