Reportagem: Minas da Jamba e Porto Alexandre (1970, RTP)

Vista do complexo mineiro da Jamba. Clique na imagem para ver reportagem.

Documentário sobre o desenvolvimento da indústria mineira em Angola, produzido em 1970 pela Rádio e Televisão Portuguesa no âmbito do programa Angola 70.

Destaca-se a riqueza dos recursos naturais de Angola, e a sua importância económica e estratégica. A reportagem começa com o complexo mineiro situado na Vila da Jamba e a sua situação no complexo mineiro no sul e centro de Angola, e mostra-se o posterior transporte ferroviário do minério desde a Jamba e Matala para o Porto Alexandre (hoje Tombwa, Namibe).

Mapa da região mineira do sul-centro de Angola, exibido na reportagem.

A atividade mineira e de pedreira continua muito presente no sul de Angola, e continua a moldar a sua paisagem através das suas atividades extrativas e as infraestruturas que desenvolve (ver, por exemplo, Mendelsohn 2019). Neste sentido, é uma componente fulcral para compreender o contexto económico, ambiental e infraestrutural da seca em Angola, em particular no que se refere à demarcação e uso da terra, e ao uso dos seus recursos aquáticos e subaquáticos.

Entrada para uma pedreira na estrada entre a Chibia e a Chibemba. Foto © Ruy Llera Blanes, Outubro de 2020.

A reportagem “Minas da Jamba e Porto Alexandre” pode ser vista nos Arquivos Online da RTP.

Referências citadas:

Mendelsohn, John M. 2019. Landscape Changes in Angola. In Biodiversity of Angola: Science & Conservation: A Modern Synthesis, editado por Brian J. Huntley, Vladimir Russo, Fernanda Lages e Nuno Ferrand, 123–37. Cham: Springer International Publishing.


Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search