Legados Bóer no Sul de Angola (1)

Antigo cemitério bóer na Humpata (Huíla). Foto © Ruy Llera Blanes, Novembro de 2020.

Este antigo cemitério encontra-se localizado na zona do Roival, Humpata, poucos quilómetros a sudoeste da cidade do Lubango (Huíla). A maioria das placas funerárias desapareceu, e, apesar do seu elevado valor histórico arqueológico, o cemitério encontra-se em estado de abandono. Trata-se de um cemitério pertencente aos bóeres, antigos colonos de origem sul-africana, descendentes dos primeiros colonos holandeses na África do Sul que empreenderam um êxodo para norte (o chamado Trek), à procura de terras para instalar as suas fazendas. Chegaram à Humpata em 1881, onde permaneceram até à década de 1930-40 – altura em que se verificou um novo êxodo generalizado da comunidade para outras regiões.

Colonos bóeres no planalto da Huíla. Imagem retirada do blog Africandar.

Os vestígios da presença bóer na Humpata não se resumem a este cemitério: estão igualmente inscritos na paisagem, a partir da agricultura e sobretudo a pecuária que praticaram, e pela tecnologia que introduziram. Por exemplo, são lembrados por ter introduzido os carros de bois na região como meio de transporte; também foram responsáveis pelos primeiros canais que distribuíam a água oriunda da Serra da Chela; e até alguns nomes de bois atuais são oriundos dessa comunidade.

Detalhe de placa funerária. Nela lê-se: “Grafplaats van mijn geliefde zoon Jan Harm Robbertse, geboren in het jaar 1848 de 10e september, en overleden in het jaar 1899 de 4e mei na een ziek bed van 5 dagen” (“Sepultura do meu amado filho Jan Harm Robbertse, nascido no ano 1848, 10 de Setembro, e falecido no ano 1899, a 4 de Maio, depois de 5 dias de cama”). Foto © Ruy Llera Blanes, Novembro de 2020.

Ainda há muito por descobrir sobre esta história. Existem pelo menos mais três cemitérios do género na região. Urge estudá-la e conservar o legado patrimonial da presença bóer no sul de Angola.

Livros:

Guerreiro, Manuel Viegas. 1958. Boers de Angola. Lisboa: Centro de Estudos Políticos e Sociais.

Stassen, Nicol. 2012. The Boers in Angola 1928-1975. Pretoria: Protea Boekhuis.

Blogs:

Os bóeres no planalto da Huíla @ Africandar Blog (2009).

Última edição: 19 de Janeiro de 2021.


Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search