Sobre lixo, plásticos e seca em Angola

Sacos de plástico na Matala (Huíla). Foto © Ruy Llera Blanes, Outubro de 2020.

Paisagens como as da foto acima – tirada perto de um mercado na comuna da Matala (Huíla) – são, infelizmente, recorrentes na paisagem rural angolana, sobretudo em redor de atividades comerciais como mercados e vendas. Neste contexto, o problema do lixo e dos resíduos, tanto em Angola como no contexto mundial, não é exclusivo das cidades, mas cada vez mais um fenómeno que atravessa todo o tipo de paisagens. Por exemplo, no que diz respeito à poluição causada pelos plásticos e microplásticos nos ecosistemas locais, ou até mesmo na cadeia alimentária local de animais tais como a espécie caprina.

É neste contexto que por exemplo o UN Environment Programme in Africa recentemente alertou para os efeitos do uso excessivo de plásticos em sistemas marinhos no continente.

É também neste contexto que organizações ambientais promovem campanhas de educação ambiental e limpeza, como por exemplo o projeto Angola Sem Plástico, promovido pela organização filantrópica EcoAngola ao longo de 2021, com o apoio da União Europeia.

No contexto de situações de desastre ambiental como o da seca em Angola, é frequente apontar este fenómeno da poluição como exemplo da falta de conhecimento e consciência ambiental por parte das comunidades locais, que insistem em práticas nocivas para o ambiente. Outro exemplo frequentemente mencionado é a típica venda e produção de carvão artesanal ao longo das estradas de Angola, cuja prática produz ou acelera processos de desforestação e desertificação – o que num contexto de seca é particularmente preocupante.

Carvão à venda na estrada Cahama-Xangongo (Cunene). Foto © Ruy Llera Blanes, Junho de 2021.

No entanto, o discurso de culpabilização das comunidades locais pode ter o efeito perverso de ocultar outras razões mais fulcrais para a acumulação ou aceleração de processos de poluição e desastre ambiental. Nomeadamente, a ausência em Angola de uma infraestrutura de recolha e gestão de resíduos minimamente eficiente, a inexistência de uma ideia ou projeto de economia verde e a contínua desresponsabilização das entidades governamentais no que diz respeito à educação ambiental.



Cite this blog post
Ruy Blanes (2021, June 22). Sobre lixo, plásticos e seca em Angola. Drought in Angola — Seca em Angola. Retrieved April 18, 2024, from https://doi.org/10.58079/txp1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search